sábado, 7 de setembro de 2013

CAU/BR - Conselho Verde

Remontam alguns anos e os desmandos na sustentabilidade continuam.

Na década de 70 e 80 a proliferação de Loteamentos urbanos, principalmente nas regiões praianas foi muito grande. Hoje já não é tanto, como naquelas décadas, mas os "PROJETOS' continuam sendo feitos do mesmo modo: agredindo demasiadamente a Natureza; córregos e pequenas nascentes desaparecem e em seu lugar, muitas vezes, surge uma fossa. Excelente troca!


As leis só funcionam no papel. 


Olhando a nossa querida "metrópole" verificamos ruas com enormes inclinações e calçadas para serem utilizadas por alpinistas ou atletas especialistas em salto em altura. 

Sei que muitos vão dizer que a cidade teve crescimento espontâneo, mas olhando para áreas que começaram a ser povoadas a partir dos anos 80, verão que muito do que eu estou falando aqui aconteceu nesta época e continua acontecendo.

Levou-se quase trinta anos para concluir a elaboração de um Plano Diretor ou de Desenvolvimento Urbano que, com certeza, não deve estar de acordo com os anseios da municipalidade... 

"QUEM FOI CONSULTADO?!"

Ninguém... é claro... o povo não conta.

Hoje com um pequeno atraso, e muito prazer li um artigo no CAU/BR que fala até de Vants.  

Veja um trechinho do texto:

O CAU incorpora, como princípio, a sustentabilidade à sua agenda institucional. Adota a virtualização dos processos, através de certificação digital, eliminando o papel, e a prestação de serviços aos arquitetos e urbanistas de forma eletrônica, via SICCAU – Sistema de Informação e Comunicação do CAU. Na organização, pratica a gestão ambiental, baseada nas normas da ISO 14.001, reconhecida mundialmente como um meio de controlar custos, reduzir riscos e melhorar o desempenho. 



sexta-feira, 6 de setembro de 2013

A palavra de ordem é LICITAÇÃO PÚBLICA

Como já citamos é importante que o Estado e os Municípios promovam LICITAÇÕES para novas edificações, áreas urbanísticas e demais obras publicas.

Quando profissionais não pertencentes ao quadro de gestão, quer seja Estadual ou Municipal, são convidados para participar com sua contribuição às obras públicas, o  resultado é este: "Verdadeiras Obras de Arte em for de Arquitetura", como as que seguem abaixo.

Licitação do Novo Complexo Administrativo do Maranhão.
1º LUGAR:

2º LUGAR

3º LUGAR:

Clique nos links abaixo e tenha acesso direto aos projetos na página do  e baixe as plantas em PDF, clicando nos links Clique aqui e faça o download do projeto em PDF

1º Lugar: - http://www.iab.org.br/projetos/1o-lugar-complexo-administrativo-do-maranhao-concepcao-de-um-novo-modelo-de-ocupacao-do

2º Lugar: - http://www.iab.org.br/projetos/2o-lugar-complexo-administrativo-do-maranhao-novo-centro-administrativo-como-uma-arvore

3º Lugar: -http://www.iab.org.br/projetos/3o-lugar-complexo-administrativo-do-ma-nova-urbanidade-ao-complexo-administrativo-do

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Arquitetos Fortalecidos


Reforma da lei 8.666 fortalecerá a Atividade Profissional do Arquiteto



O Governo, principalmente no âmbito Municipal, alvora-se a elaborar e executar projetos, sem a realização de  uma licitação entre os profissionais habilitados, disponíveis no mercado local. Projetos estes, algumas vezes, trabalhados por técnicos, ou mesmo leigos ligados a administração, sem a supervisão de um Especialista de Nível Superior. 

As administrações precisam realizar licitações públicas para PROJETOS COMPLETOS, entre os Profissionais que tenham a COMPETÊNCIA e sejam habilitado na área em questão. 

Antes que um projeto seja realizado, a sua proposta inicial deve ser discutida entres profissionais da área, e com a sociedade de um modo geral, diretamente com os Gestores públicos, ou mesmo com a mediação de um Vereador ou um Deputado no âmbito estadual, (representantes legais da comunidade).

Para as administrações municipais, a licitação pública seria um meio desta manter um diálogo com a comunidade e, por meio dos Arquiteto licitantes, os gestores públicos poderiam conhecer os anseios da sociedade que os elegeu. 

Leia o artigo:





Mettzer - Tutorial completo normas ABNT