terça-feira, 29 de julho de 2014

Mario Yoshinaga - UM BOM POJETO

CAU/BR assina acordos de cooperação com os Estados Unidos

O CAU/BR firmará este mês, em Chicago, dois importantes memorandos de entendimento com organizações congêneres dos Estados Unidos: o American Institute of Architects (AIA) e National Architectural Accreditation Board (NAAB). Os acordos vão viabilizar cooperações de exercício profissional. Haverá também uma reunião das lideranças das associações e conselhos de arquitetos de vários países.

http://www.caubr.gov.br/?p=26053

segunda-feira, 28 de julho de 2014

CAU FISCALIZAÇÃO

Tecnologias de fiscalização são apresentadas em Plenária do CAU/BR

Ferramentas disponíveis para os CAU/UF foram apresentadas na 31ª Reunião Plenária do CAU/BR. Encontro também debateu acordo com o Ministério da Educação e seminário com o CONFEA



Fiscais do CAU usam tablets para orientar as ações de fiscalização

Desde sua criação, o CAU/BR e os CAU/UF investem na busca de soluções tecnológicas que apoiem o melhor atendimento aos arquitetos e as ações de fiscalização do exercício da Arquitetura e Urbanismo no Brasil. O resultado desses investimentos, que permitem uma atuação inteligente e preventiva, foi apresentado na 31ª Reunião Plenária do CAU/BR, realizada em Brasília nos dias 5 e 6 de junho. “As novas tecnologias serão usadas na melhor organização das cidades e na melhoria da profissão, que são nossos grandes objetivos”, afirmou o presidente do CAU/BR, Haroldo Pinheiro.

Por meio do Sistema de Inteligência Geográfica do CAU (IGEO), os CAU/UF em todo o Brasil podem planejar missões de fiscalização a partir do cruzamento de Registros de Responsabilidade Ténica (RRTs) com emissões de alvarás e termos de habite-se. Com o aplicativo MobiArq Protagonista, as equipes podem receber fotos georreferenciadas de possíveis irregularidades, enviadas pelos arquitetos e urbanistas. Existe ainda a possibilidade de executar missões com o uso de drones – aviões-robô que fazem fotos e filmagens aéreas de obras pela cidade – e facilitar a verificação e emissão de documentos por meio de certificação digital e uso de QR-Code.

A integração de todas essas tecnologias vem sendo realizada em diversas reuniões entre os presidentes dos CAU/UF, a Comissão de Exercício Profissional e a Gerência Técnica do CAU/BR. Esses encontros geraram 53 mudanças de processos e 38 inovações no Sistema de Informação e Comunicação do CAU (SICCAU).


Tela do IGEO mostra informações de Arquitetura e Urbanismo em Ribeirão Preto (SP)
Leia o conteúdo completo aqui. http://www.caubr.gov.br/?p=25813 

Mettzer - Tutorial completo normas ABNT