quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Ruas Limpas


O Estado do Rio de Janeiro tomou uma grande e importante decisão e que muito tardiamente, deveria ser seguida por outros estados.

Uma grande decisão que iria de encontro às lojas que fazem promoções sujando as nossa “Avenidas” com serpentinas, confetes, papel picado, borracha de bexigas e outras tantas sujeiras nos períodos de Ofertas e Promoções de seus produtos encalhados.  


Um simples palito de picolé ou mesmo uma ponta de cigarro são elementos que além de sujar as ruas podem ainda entupir os bueiros na época das chuvas e prejudicar o meio ambiente .

Não deixe de visitar o link acima.




.

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Elaboração de um Projeto Arquitetônico


Professor Alfredo Coelho
ARQUITETO e URBANISTA
Um dos maiores desafios na construção de uma edificação é o projeto arquitetônico.
Desde o primeiro contato com o cliente vêm diversas ideias e modelos em nossa mente, mas não vem o modelo ideal. Cria-se uma nuvem de ideias. Vários outros projetos anteriores se entrelaçam, com novas ideias, em nosso cérebro, mas aquela solução que estamos desejando nada de chegar.
Na elaboração do projeto arquitetônico passamos por várias fases até o projeto final e, nas fases iniciais coletamos dados para a elaboração da decisão mais importante do projeto: O Partido Arquitetônico que é o mecanismo capaz de clarear as nossas ideias de modo a surgir o primeiro modelo para a elaboração do Projeto. Devemos tomar cuidado, não nos precipitarmos neste primeiro modelo, pois há uma tendência que este primeiro modelo bloquei outras ideias, que talvez fossem melhores que esta inicial. De todas estas fases podemos reconhecer três fases aceitas por diversos modelos de referência:
Planejamento, Elaboração e Execução.
No PLANEJAMENTO temos duas fases:
1.       Levantamento de dados:

No primeiro contato com o cliente procuramos determinar o seu perfil, pois de acordo com a situação financeira, profissional e cultural, seguidos dos perfis dos futuros moradores, no caso de uma casa, cada cliente detém um perfil particular. O cliente demonstra seus objetivos e necessidades. As características do terreno são estudadas (altimetria, dimensões planimétricas, tipo de solo, orientação magnética, insolação, predominância dos ventos e etc.). 

Ainda nesta etapa é verificada a legalização documental do terreno onde será implantada a futura edificação.

2.      Estudo preliminar:

Com as informações obtidas no levantamento de dados, o Arquiteto elabora o partido arquitetônico que irá adotar, privilegiando algumas das informações obtidas, e aí ele já tem condições para fazer um esboço inicial do projeto, (sem precipitação para que não haja uma indução de ideias), para coletar dados descritivos como material a ser empregado na obra.

Esta etapa deve ser acompanhada de perto pelo cliente, pois é dessa discussão saudável que sairão os elementos para confirmação do partido arquitetônico e elaboração de uma planta: O anteprojeto.

Na ELABORAÇÃO DO PROJETO consideramos duas fases:
1.       Anteprojeto:

Nesta etapa, as dimensões e características da obra serão definidas. Será desenvolvido o anteprojeto com a elaboração da planta-baixa de cada pavimento, quando for o caso, contendo informações de cada ambiente, pilares, cálculo das áreas, estudo sumário do layout e etc. Nesta fase serão estudadas as estrutura, o tipo de cobertura e as instalações. Recomenda-se que nesta fase, através de perspectivas sejam estudadas as volumetrias internas e externas, da edificação.

2.      Projeto final:

Nesta etapa, a configuração final do projeto deve estar de acordo com as normas indicadas pelos órgãos competentes, com o objetivo de ser aprovado pelo setor competente da Prefeitura Municipal local, que é detentora do Plano Diretor do Município. Observe-se que além das leis municipais regulamentadas pelo plano diretor local, também devemos estar atentos para a ABNT-Associação Brasileira de Normas Técnica, preservação do Meio Ambiente e os Padrões de Segurança.
Na EXECUÇÃO consideramos uma única fase:
1.       Projeto executivo:

Muito mais técnico, consiste no desenvolvimento detalhado do anteprojeto. Integrado pelos projetos complementares: elétrico, hidráulico, estrutural, telefônico, lógica etc., dando plenas condições à execução da obra, conforme o detalhamento do projeto. É nesta fase que serão elaborados a especificação do material e o memorial descritivo em definitivo.

NOTAS:

1. Como foi sugerido inicialmente, um projeto arquitetônico contém várias fases no seu desenvolvimento sugiro que sejam feitas outras leituras mais completas, de modo a ampliar o conhecimento neste segmento da Arquitetura.

Mettzer - Tutorial completo normas ABNT